quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

31 coisas que aprendi em 2009


#1 - Pessoas são apenas pessoas. Quando alguém te decepciona, será que não é você quem está esperando demais?

#2 - Não tem nada demais deixar alguém cuidar de você de vez em quando. E o contrário é mais que justo.

#3 - Algumas batalhas a gente tem que deixar de lutar. E saber a hora de bater em retirada é fundamental para poupar vidas.

#4 - Dessa vida a gente só leva a vida que a gente leva. O que você não viver nunca terá importância.

#5 - Novos lugares, novos ares, novas pessoas fazem você ver o mundo e a vida com outros olhos, de outros ângulos. É importante se mexer. As pedras que não rolam criam limo!

#6 - Há coisas que não dependem de você, então perdoe ou esqueça, mas siga em frente porque remoer ou reclamar não vai adiantar nada.

#7 - Perdoar é altamente libertador.

#8 - Julgar alguém não vai fazer nem de você nem do outro uma pessoa melhor.

#9 - A verdade às vezes dói. Mas ao ignorá-la tornamo-nos escravos dela.

#10 - Ame o mundo, mas entregue seu coração apenas a quem merece seu amor.

#11 - Desapegar das coisas não quer dizer que não devemos dar valor a elas.


#12 - É muito mais fácil ser gentil do que ser grosseiro com as pessoas. E a gentileza abre muito mais portas e sorrisos.


#13 - A vida é como um carro sem freio. Tem que cuidar pra não desgovernar, mas não adianta querer que ele pare.

#14 - É preciso 100 milhas de amor para curar uma milha de dor (essa foi o Ben Harper quem me ensinou).

#15 - Ainda que pareça mentira, o coração sana. E depois volta a quebrar-se, pois só assim ele pulsa (essa foi o Drexler quem me ensinou).

#16 - É bom acreditar no merecimento. Mas, de verdade, é a gente quem faz as coisas acontecerem.

Complemento do aprendizado #16: Living well is the best revenge (com o devido crédito ao REM): http://www.youtube.com/watch?v=ZGF0D0aueAQ

#17 - A felicidade está nas pequenas coisas. Qdo vc valoriza isso, consegue estar sempre feliz.

#18 - Disciplina é liberdade (Renato Russo me ensinou). Mas a gente tem que ter prazer no que faz, senão nem percebemos e a disciplina vira auto-escravidão.

#19 - Na dúvida, tire a dúvida. Senão você corre o risco de passar o resto da vida imaginando o que teria acontecido.

#20 - Há que se ter alguma maldade. Ninguém aguenta um ser 100% bonzinho o tempo todo. (ainda bem, senão eu estaria na roça!)

#21 - Faça o que você tem que fazer. Não fique esperando (é pior), não fique zangado (é melhor não fazer), não pense ser um mártir por estar fazendo (é presunção, mesmo que seja verdade).

#22 - Eles nem sempre se entendem, mas quando a cabeça acha uma coisa e o coração, outra, melhor repensar tudo. Se eles não concordarem, alguém vai ter de ceder.

#23 - É um exercício de humanidade dar uma chance as pessoas e ter paciência com elas.

#24 - Pra mim é uma grande prova de amizade a pessoa estar lá quando você deseja. Mas tem a mesma importância a pessoa estar lá quando você menos espera (e precisa!).

#25 - Valorize suas escolhas. Assim você nunca vai achar que as coisas seriam melhores se fossem diferentes.

Complemento do aprendizado #25: Vamos viver tudo o que há pra viver, vamos nos permitir! (Lulu Santos): http://www.youtube.com/watch?v=log6vJHLv3E&feature=related

#26 - Bom mesmo é viver um dia de cada vez. Pensar no passado com carinho, sem se apegar a ele. Planejar o futuro com calma, sem cair na tentação de querer viver o que ainda não existe.

#27 - Direcionar as energias é um ótimo exercício. Já se deu conta de como a gente perde tempo e esforço com coisas que não tem a menor importância?

#28 - Respirar foi uma das minhas mais importantes descobertas. Vocês não tem idéia de como faz diferença a gente saber respirar certo.

#29 - É importantíssimo saber curtir a própria companhia. Goste você ou não, existem vezes em que é preciso estar sozinho.

#30 - Compartilhar é mais do que postar, ligar, dividir a cerveja. Compartilhar é dizer pro outro o que você sente sem medo de ser julgado, agir com bom coração, saber seu lugar nesse mundo e lembrar que você não está aqui sozinho.

#31 - É ilusão achar que amanhã vai ser tudo diferente só porque virou o ano. Renove seus votos sempre que precisar. Pra começar uma história nova, não precisa de data e nem de mais ninguém - é só começar!

Nenhum comentário: