segunda-feira, 12 de março de 2012

Morrissey estava triste

Morrissey usou amarelo no Espaço das Américas, SP, 11/3/2012
São Paulo, domingo à noite. As chuvas de março fechando o verão e atrapalhando o trânsito. Uma multidão de gente molhada agora sua num lugar fechado, escuro, cheio e quente como o inferno. Será que esqueceram de ligar o ar condicionado? O palco está lá no fundo, absolutamente bloqueado por uma parede humana e mal se pode enxergar o que acontece lá - por que as pessoas têm que ser tão altas?

Uma dose de uísque decente custa 23 reais e tem que ser pedida a um homem, pois as mulheres não tem o talento romântico dos homens para ser barman e servem uma dose milimétrica. Mas só tive sucesso na segunda dose. Uísque é uma bebida curiosa, serve de calmante para a ansiedade, mas alimenta a vontade da gente se mover em alta velocidade.

Morrissey entra no palco vestindo amarelo, enquanto todos o esperavam de vermelho. Amarelo é a cor da prosperidade? Não consigo lembrar... meus novos amigos também não. Não importa. Ele está triste. E canta todas as suas canções absurdas com aquela ruga na testa que só se desfaz de vez em quando, quando ele fala de amor, gratidão e coisas boas. São momentos raros, drops de esperança no seu universo dilacerante das coisas que nos fazem sofrer. E a ruga na testa volta rapidamente e fica ainda mais dramática quando ele fala de coisas como o ódio - e é possível ver o ódio tomar conta de sua voz quando ele diz palavras como MURDER, com todos os erres bem marcados entre os dentes.

O ódio dele não dura. Ele é elegante e sentimentos como raiva, ódio e rancor são destilados nos seus versos bem escritos de poeta que sabe ler o mundo. Versos tão bonitos sobre coisas tão feias...

Foi Morrissey quem me apresentou os Smiths e não o contrário. Mas essa ordem de mangá, eu acho, me deixa mais à vontade para esperar de um show ou um disco dele nada mais do que ele sabe fazer de melhor - cantar os tormentos da sua alma, à sua maneira elegante, lasciva e enlouquecida, como se mais ninguém estivesse vendo. E ninguém se importa. As pessoas só querem cantar. E em diversos momentos achei que ele percebeu quanto amor aquelas pessoas têm por ele. Nesses momentos, eu acho, ele ficou feliz.

Eu fiquei.

======================

Morrissey - Espaço das Américas, SP - 11/3/2012 - Setlist:
First Of The Gang To Die
You Have Killed Me
Black Cloud
When Last I Spoke To Carol
Alma Matters
Still Ill
Everyday Is Like Sunday
Speedway
You're The One For Me, Fatty
I Will See You In Far-Off Places
Meat Is Murder
Ouija Board, Ouija Board
I Know It's Over
Let Me Kiss You
There Is A Light That Never Goes Out
I'm Throwing My Arms Around Paris
Please, Please, Please Let Me Get What I Want
How Soon Is Now?
Bis
One Day Goodbye Will Be Farewell  

Um comentário:

Monaliza de Souza disse...

De Mary Sad para Monix no facebook: Monix, amarelo é o 2o raio e significa sabedoria, equilíbrio e iluminação. O Mestre Ascensionado Confúcio é o atual Diretor deste raio que é relacionado com professores, ensinamentos - e pessoas de coração compreensivo.