domingo, 27 de setembro de 2009

Alive

Eddie Vedder em ação no Key Arena - Seattle, 21/9/2012
"I'm still alive" - eh com esta frase ecoando na cabeca que centenas de pessoas deixam o Key Arena, em Seattle, apos uma performance enlouquecedora do Pearl Jam. A banda esta mais viva do que nunca e encerrar esse show com "Alive" eh mais significativo do que parece.
A apresentacao de 21 de setembro no Key Arena foi o inicio oficial da turne oficial de "Backspacer", novo album da banda, lancado no ultimo domingo, dia 20, um dia antes do show. Embora ja viesse se apresentando para o publico desde agosto, o PJ escolheu Seattle, sua terra natal, para inicio oficial da turne. E deu para entender o porque: em meio a vizinhos, amigos de infancia, colegas de outras bandas, familia e fans, a banda parecia relaxada e confortavel, com Vedder fazendo brincadeiras como "Estamos um pouco nervosos de tocar aqui hoje".
O PJ entrou no palco tocando Long Road e seguiu misturando cancoes de todos os albuns com musicas novas. O unico disco que nao teve nenhuma cancao apresentada foi "Binaural". Ao todo foram 27 cancoes tocadas de forma visceral e performatica, sendo 8 do novo album. Mas era ate dificil dizer quais eram as musicas novas e quais eram as antigas, visto que o publico cantava em unissono todas as cancoes. As quase tres horas de show tiveram ainda duas boas participacoes especiais: o Octava String Quartet tocou com a banda as musicas "Just Breath" e "The End", no primeiro bis, o que deu um toque muito emocionante ao show; e o Syncopated Taint Horn Quartet tocou de maneira muito vibrante o unico cover da noite, "Real me", do The Who.
Bebendo vinho como se fosse agua, Vedder foi crescendo e enlouquecendo no show com uma performance de palco arrasadora. E ele nao eh o unico. O guitarrista Mike McCready tambem esta com sua veia punk ativada e corre o palco todo, pula como se estivesse numa cama elastica, mexe com a plateia e faz contato com o publico que esta em todos os niveis do estadio, mesmo nas cadeiras mais altas. Ele eh livre para solar o quanto quiser, pois na sua retaguarda esta Stone Gossard, que Vedder faz questao de dizer em determinado momento do show, que eh um porto seguro para a banda. E ninguem discorda. Quando ele pega o violao e faz a base para musicas como Daughter e Indifference, sua grandiosidade fica ainda mais evidente. Vedder, alias, apresenta e agradece a banda toda. E isso eh mesmo merecido. Jeff Ament e Matt Cameron fazem uma cozinha irretocavel. Ament alterna no show o baixo eletrico e um lindo baixo acustico, que da um toque sofisticado a cancoes como "Just Breath". Eh uma banda muito completa, uma mistura explosiva de tecnica e coracao.
Mas sendo este o show de abertura da turne, ha momentos de altos e baixos. A performance de "Even Flow" foi confusa e truncada, muito diferente daquela tocada em SP em 2006, com toda sua furia esperada. A mistura nao muito precisa de classicos, musicas novas e lados B tambem colaboraram para essa sensacao de montanha-russa. Nada disso, porem, tirou o brilho desse incio de turne. O publico respondeu entregando-se de maneira total a todas as cancoes e comentarios feitos por Vedder. Ele, alias, eh mesmo quem fala pela banda e, mesmo tentando nao falar de politica, diz em determinado momento "Se voce tem um microfone na mao, tem que se posicionar". Conta que outro dia recebeu uma ligacao de Cris Novoselic, ex-Nirvana, e sugere seu nome para as proximas eleicoes. E, falando sempre em nome da banda, diz que Obama ainda tem muito trabalho pela frente, e que acreditam que algo serio esta sendo feito a respeito dos conflitos que se arrastam no Oriente Medio. Pra arrematar, diz ainda que concorda com Obama que Kanye West eh um idiota, referindo-se ao episodio em que o rapper tomou das maos o microfone de Taylor Swift, que agradecia seu premio no VMA americano, para dizer que quem merecia mesmo o premio era Beyonce. A plateia riu e aplaudiu.
O ultimo set do show foi iniciado com "Given to fly", com uma iluminacao de palco lindissima e cantada palavra por palavra junto com o publico. Pearl Jam mostrou que vive um dos melhores momentos de sua carreira, onde a maturidade como musicos, como pensadores, atingiu a banda sem deixa-los obvios ou com pouco brilho. Ve-se claramente que a veia punk continua pulsando dentro deles e ainda que as cancoes do disco novo sejam mais liricas e menos nervosas, elas nao sao menos complexas. Que bom eh poder ainda sair de um show desses com a sensacao de que continuamos vivos.

(texto original sem acentos, escrito no computador de teclado americano do hotel em seattle)

Nenhum comentário: